quarta-feira, 9 de setembro de 2015

12:24
Fusão de duas estrelas pode colocar o universo em perigo


Uma equipe de astrônomos encontrou um fenômeno raro e devastador: a fusão de duas estrelas. A dupla de estrelas está localizada a 160 mil anos luz da nebulosa de Tarântula. Batizado de sistema estelar duplo VFTS352, estas estrelas podem estar à beira de um colapso.
As duas estrelas se aproximaram tanto que suas superfícies se sobrepuseram. Juntas, elas possuem massa 57 vezes maior que o nosso Sol e a temperatura delas ultrapassa os 40.000°C.
Estrelas duplas também são conhecidas como "estrelas vampiras" e estão relacionadas com um acontecimento exótico no universo. É quando uma estrela menor se aproxima de outra maior para aproveitar parte de sua matéria. Nesse caso específico, as estrelas envolvidas possuem quase o mesmo tamanho e isso resultaria não no processo de vampirismo e sim em uma tremenda explosão.
Se elas se fundirem, a nova estrela entrará em um processo de alta rotação, tornando-se uma gigante estrela magnética. Se ela não parar de girar, poderá causar uma das maiores explosões já registrada no espaço.
Há uma segunda opção, que é a mistura perfeita das duas estrelas sem haver fusão criando um sistema binário de buracos negros.
http://www.marcelo-alves.com/72dpi/2015/10/fusao-de-duas-estrelas-pode-colocar-o-universo-em-perigo/

0 comentários:

Postar um comentário